terça-feira, 27 de outubro de 2020

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL

 

A Coordenação geral é a responsável por gerenciar e representar o núcleo,de modo que sejam garantidas as execuções das deliberações feitas em reuniões e assembleias gerais.Além de dar apoio a execução do encontro estadual e de outros encontros regionais. Fica a cargo da coordenação geral a elaboração de relatórios das atividades realizadas pela equipe, a composição dos membros, bem como substitutos para quando há um membro impossibilitado de atuar,além de garantir as realizações das atividades solicitadas pelas outras coordenações.

Na prática, eu Débora, atualmente Coordenadora Geral do NUALEEP, tenho que fazer com que tudo funcione, alinhando horários, reunindo a equipe, definindo o planejamento semestral, acompanhando as atividades executadas por todos e desenvolvendo um relatório mensal com todas as atividades realizadas pela coordenação executiva. É preciso ser extremamente organizada, para que as atividades do núcleo e as obrigações acadêmicas andem sempre em paralelo e nenhuma prejudique a outra. Com as aulas presenciais paradas, a reestruturação foi menos difícil, agora com o início das aulas remotas, o desafio maior de alinhamento é iminente. Para que tudo dê certo, é imprescindível ter uma equipe engajada e que tenha vontade de contribuir com o núcleo e essa é uma das maiores missões que eu tenho que lidar diariamente, coordenar uma equipe voluntária é sempre um desafio, felizmente eu tive o privilégio de ter uma equipe participativa e comprometida com o cargo.

Em 2016, quando eu comecei no núcleo, com o cargo de coordenadora de relações públicas, não achei que um dia assumiria a coordenação geral, o intuito não era esse e sim conhecer mais a engenharia de produção e poder levar mais sobre ela para os meus colegas universitários. Porém, em 2020 recebi o desafio de assumir à frente do núcleo e desde então, acompanhar o crescimento do núcleo e o quanto ele tem feito para acrescentar na nossa vida acadêmica, torna extremamente satisfatório todo esforço que a equipe faz. Não deixando de lado as dificuldades que a gente vem enfrentando, claro, tivemos vários desligamentos de membros da equipe por motivos diversos, além dos projetos que são realizados sem nenhum capital inicial e outras dificuldades que toda entidade voluntária e sem fins lucrativos enfrenta. Mas que apesar disso, a equipe vem driblando e apresentando resultados incríveis.

Hoje, frente a coordenação geral, fico muito feliz com a trajetória que percorri até aqui e com o legado que a gestão de 2020 vai deixar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário